quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Publicidade, Capitalismo e Ideologia

A sociedade consumista e capitalista está cheia de ideologias dominantes que apenas favorecem as classes altas, enquanto exploram os países do "terceiro-mundo" para obterem lucro máximo com baixos salários.

A publicidade é um fator muito importante numa sociedade consumista, dando a entender ao consumidor que necessita de todos os produtos que lhe são apresentados. Os anúncios passam uma ideia de que, a fim de subir na sociedade, são precisos os "melhores" carros, roupas, e até coisas mais básicas e banais como detergentes e sabões. Esta necessidade de certos bens materiais é totalmente distorcida pela forma que estas ideologias capitalistas são apresentadas: as roupas são bens essenciais, mas não são necessárias aquelas roupas de marca: o consumidor apenas as compra para o fazer sentir melhor, porque é isso que é anunciado nos media.

De modo a alcançar todos os consumidores possíveis de forma discreta, a publicidade está presente até no cinema e em séries de televisão, através de estratégias comerciais como o "product placement". Aliando uma abordagem que passa por despercebida a ideologias que já fazem parte de um pensamento de uma sociedade (como por exemplo, ideais sexistas), as empresas conseguem manipular os seus consumidores de forma cada vez mais eficaz. Os anúncios vão ao encontro de certas classes sociais, fazendo corresponder os vários ideais aos vários tipos de mentalidades.

Como Theodor Adorno e Max Horkheimer desenvolvem nos seus escritos sobre a Indústria Cultural, o consumidor parece ter uma liberdade de escolha nos seus produtos ou decisões, mas para Adorno este pensamento é apenas uma ilusão ideológica.

"Whilst is consuming products, like buying a new outfit, for instance, we enjoy the feeling that we are finding self-expression for our own individual emotions. However, we are merely imitating the ideas and lifestyles from someone else, hence, why we are vulnerable to manipulation."
(Segger, 2015)

Referências bibliográficas:
SEGGER, Rhianne (2015). Advertising as a central form of ideology in capitalist society. Linkedin. Available from: https://www.linkedin.com/pulse/advertising-central-form-ideology-capitalist-society-why-segger

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.