Em 1957, Roland Barthes classificou o automóvel Citroen DS como um «objeto perfeitamente mágico», «um objeto superlativo» caído «manifestamente do céu», como se de uma divindade se tratasse, ao ponto de lhe chamar déesse (divindade, deusa). Comparou o mesmo automóvel às catedrais góticas e considerou-o o novo Nautilus, dada a novidade e excecionalidade para a época. Estes objetos, cada um no seu contexto, tornam-se quase divindades na sua área, símbolos de poder e estatuto social, garantindo ao seu portador quase que um pedestal perante os seus pares. Na sociedade atual, baseada maioritariamente em aparências, em que a cultura do Streetwear reina, os ténis Yeezy 350V2 acabam por atingir um estatuto similar ao que o Citroen DS alcançou na sua época.
Em dezembro de 2016, a Adidas lança os Yeezy 350V2 numa vibrante parceria com o repper Kanye West. A carismática marca desportiva veio a somar pontos com estes originais sapatos de streetwear fruto do namoro entre o ícone musical e a moda e que se tornaram rapidamente num topo de gama do calçado desportivo. Do design aerodinâmico e arrojado aos materiais confortáveis e leves, os Yeezy são inovadores até no nome, por serem batizados com a alcunha do repper norte americano que influencia milhares de fãs com a sua não menos icónica companheira Kim Kardashian. Os ténis Yeezy fazem parte do seu invejável look.
Os Yeezy 350V2 são o resultado do apuramento dos Yeezy 350, lançados meses antes, em 2015, só que muito mais bonitos e atrativos. O público cobiçou-os desde logo, deixando cair lenta e gulosamente o queixo sempre que vão surgindo novos esquemas de cores, tornando-os um grail para muitos sneakerheads por esse mundo fora. Das lojas Adidas ao site da Yeezy Suply estes sapatos são tão procurados que esgotam num intervalo de tempo certamente menor do que algumas das músicas do repper que lhes dá o nome.
Estes Yeezy 350V2 estão para a moda do calçado como o Citroen DS esteve para o mundo do automóvel, «uma criação que faz época» e, por isso mesmo, deles se fizeram já inúmeras imitações. Quem os consegue obter alcança um certo status entre os apreciadores. Tal como os possuidores do Citroen DS, também os donos de uns Yeezy 350V2 sentem que têm algo especial, um «objeto superlativo». Cada Yeezy 350V2 é constituído apenas por três elementos - sola, tecido e atacador. E se «o liso é sempre atributo da perfeição», como disse Barthes, os Yeezy são perfeitamente «lisos», sem uma ruga, um vinco ou uma dobra, feitos de uma só peça de tecido implantada numa base única, sem branding visível, apenas com a inscrição invertida « Sply – 350». O tecido tem uma única junção, ao centro, da biqueira à língua, uma única costura discreta. A língua dos Yeezy 350V2 está incorporada, sem cortes laterais, graças ao mágico tecido de primeknit (malha ultra leve e flexível da Adidas) que permite um impecável ajustamento, formando uma segunda pele que envolve o pé num conforto quase divino. A sola de boost é leve e macia devido à sua constituição esponjosa o que permite caminhar sobre este calçado o dia inteiro sem se pensar no assunto…é como andar sobre uma nuvem! Estes ténis são “objetos perfeitamente mágicos” como se fossem meias perfeitas em que os pés se acomodam para cumprir as suas funções.
Tal como Barthes notou no Citroen DS «um certo aerodinamismo», também nos Yeezy 350V2 se encontram certas linhas aerodinâmicas que os tornam ainda mais inovadores. A propósito do famoso Citroen DS, Barthes referiu que até então “o automóvel superlativo fazia parte do bestiário do poder”, como atualmente fazem os Yeezys, devido sobretudo à sua exclusividade e por estarem diretamente relacionados à figura de Kanye West. Quer os Yeezys, quer o Citroen DS parecem completamente caídos do céu, destinados à população com o objetivo de conjugar perfeitamente a sua forma e função, tornando-se, assim, um ícone da cultura em que estão inseridos.
Referências
Barthes, Roland (1957/1988) «O Novo Citroën» In Mitologias. Lisboa: Ed. 70.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.