"De acordo com Marx, a ideologia da burguesia mantinha os trabalhadores, ou o proletariado, num estado de falsa consciência. A consciência que as pessoas têm de quem são, de como se relacionam como o resto da sociedade e, portanto, do sentido que conferem à sua experiência social, é produzida pela sociedade e não pela natureza ou pela biologia."
Os utilizadores da Apple são retratados de uma forma generalizada como indivíduos da classe alta, ou média alta, jovens e "trendy", principalmente agora com as redes sociais esta imagem veio vincar-se ainda mais, com a exploração e apresentação de vidas perfeitas com fotografias captadas a partir dos seus iPhones, um tipo de vida ideal. Assim este smartphone é visto como o meio de alcançar esse sucesso, esse estilo de vida.
O preço que se paga por um iPhone, é bastante superior à sua produção ou até mesmo comparado com outros smartphones de outras marcas, de modelos semelhantes ou até mesmo de melhor qualidade, deste modo consegue-se entender que não estamos só a pagar pelo produto em si, mas pela marca e aquilo que ela representa. Além disso era de esperar que apenas pessoas com possibilidades comprariam este produto, no entanto verifica-se que existem indivíduos que abdicam de outros bens mais essenciais para o fazer.
Assim verifica-se a influência da sociedade sobre um indivíduo, o grande poder de dominação e persuasão, levando-o a redefinir as suas prioridades e valores morais numa falsa consciência de uma vida idealizada.
Referências:
John Fiske (1993) Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto Edições ASA;
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