Uma delas foi a "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", que estava em cartaz desde 15 de agosto e que permaneceria até o dia 8 de outubro. Ela contava com 270 obras relacionadas a questões de gênero feitas por 85 artistas, entre eles Cândido Portinari e Lygia Clark. A exposição foi fechada devido a protestos nas redes sociais, organizados principalmente pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e por religiosos.
A segunda, que gerou maior repercussão e comoção nas redes sociais, foi a performance do artista e coreógrafo Wagner Schwartz no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no dia 26 de setembro.
A performance chamada “La Bête” foi inspirada em um trabalho de Lygia Clark. “Bichos” é considerada a obra viva da artista, pois sua intenção era de que a arte ultrapassasse os limites da superfície de um quadro. A série de esculturas com dobradiças permite que o espectador se torne figura atuante na obra, e foram construídas com formas geométricas para que não se parecessem animais, mas que permitissem uma visão livre do que a peça representava.
Em “La Bête”, o premiado artista Schwartz, que trabalha há quase 20 anos com coreografia, manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas da série e se coloca nu, vulnerável e entregue à performance artística, convidando o público a fazer o mesmo com ele.
G1, São Paulo, 29/09/2017
Em nota divulgada no Facebook, o MAM ressalta que a criança estava acompanhada da mãe e que a sala onde ocorria a performance estava "devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística". O museu também garante que o trabalho, intitulado "La Bête", não tem qualquer conteúdo erótico.
G1, São Paulo, 29/09/2017
Após esses dois acontecimentos, deputados do Espírito Santo aprovaram, na Assembleia Legislativa, no dia 23 de outubro, um projeto de lei que proíbe exposições com nudez e obras de "teor pornográfico" em espaços públicos do estado. A proposta, do deputado Euclério Sampaio (PDT), foi votada em regime de urgência em reunião com as comissões de Justiça, de Cultura e de Finanças.
Sampaio justifica no texto do projeto que a medida promove o "bem-estar das famílias do Espírito Santo" e que a nudez representada em exposições artísticas ou culturais "causa constrangimento aos cidadãos de diversas idades, crenças e costumes"
O deputado cita a interação de uma criança com artista nu durante a performance no MAM-SP e a exposição Queermuseu e afirma que se "torna inegável a necessidade da atuação do Poder Público para evitar que as manifestações artísticas de cunho sexual sejam promovidas em espaços públicos"
A proposta define como "teor pornográfico" as "expressões artísticas ou culturais que contenham fotografias, textos, desenhos, pinturas, filmes e vídeos que exponham o ato sexual e a nudez humana"
"Considero esse tipo de exposição um ataque à família. Se querem fazer arte deste tipo, temos que proibir isso no Espírito Santo", afirmou Sampaio em debate no último dia 10.
Folha de São Paulo, 24/10/2017
Não há dúvidas quanto à inconstitucionalidade da proposta acima mencionada, mas ao ser analisada além da esfera política ela pode ser entendida também como um ataque ao caráter autônomo da arte, referido na Teoria Crítica de Herbert Marcuse.
De acordo com o sociólogo alemão, a arte é uma esfera emancipada do real, emancipada das repressões sociais aos instintos e do comportamento convencional. Por esse caráter transcendente, ela possui qualidades radicais que a constituem como uma experiência subversiva, que desperta os instintos individuais negados e reprimidos pela realidade, desafiando as instituições sociais dominantes.
Sendo assim, a arte pode ser entendida como um campo de autonomia em relação à realidade capitalista da sociedade industrial, representando uma forma de ruptura com o sistema e de ação no espaço social. Seu potencial revolucionário faz dela um agente desalienador, necessário para formar o pensamento crítico e libertar os indivíduos do mecanismo de alienação que permeia a sociedade industrial.
Em conclusão, se o quadro de censura, controle e mutilação da expressão artística que vem se desenvolvendo nos últimos meses no Brasil for agravado ou mesmo apenas tolerado, mutila-se também a esperança depositada na promessa de libertação pela arte, na medida em que esta perde o caráter fundamental que melhor a define: sua dimensão autônoma.
https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/interacao-de-crianca-com-artista-nu-em-museu-de-sp-gera-polemica.ghtml
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/09/1917269-apos-protesto-mostra-com-tematica-lgbt-em-porto-alegre-e-cancelada.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/10/1929877-deputados-aprovam-projeto-de-lei-que-proibe-nudez-em-exposicoes-no-es.shtml
MARCUSE, Herbert - A Dimensão Estética. Edições 70. Lisboa, 1981.
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