Segundo autores da Escola de Frankfurt,
dividindo o mundo cultural como uma casa: o chão como base, caracterizando os recursos naturais disponíveis
utilizados pelo Homem; as paredes e a estrutura interna da casa, são os homens,
nos seus postos de trabalho suportando o telhado, isto é, os meios centifico-tecnológicos,
como por exemplo as comunicações. À medida que colocamos esses recursos ao serviço da
evolução da Cultura, a mesma consome-nos enquanto indivíduos. Estamos no meio
de um campo de batalha dos Media, somos constantemente bombardeados com publicidade, que nos impõe a ideia de quais as melhores marcas, serviços e produtos, tanto
que já nem questionamos - a isto dá-se o
nome de Hegemonia. É a adesão massiva de certos princípios ou ideologias, a
necessidade (não assim tão necessária) do produto, marca ou serviço x, que por
recurso a celebridades são credibilizados. Na adolescência é constante
submetermo-nos às modas, mesmo que isso implique usar roupas da adolescência dos
pais ou avós, ou, pelo contrário, gastar um balúrdio numas calças rasgadas.
Para evitar esta guerra de consumir/ser
consumido, devemos procurar informação que nos possibilite chegar a uma tomada
decisão mais consciente e ponderada. Só questionando e desenvolvendo os prós e
contras de cada consumo podemos percecionar se o produto, marca ou serviço em
questão irá realmente responder às nossas necessidades/requisitos.
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