Cada vez mais, há uma necessidade de consumo em massa,
principalmente nesta época do ano, mas isso deve-se ao apelo que os media exerce sobre a sociedade.
O consumismo teve o seu surgimento após a revolução industrial no século XVIII,
o que levou ao aparecimento de uma sociedade de consumo. Esta sociedade
consumista teve o seu aparecimento devido a haver uma dificuldade de escoar
produtos, criando assim, a partir dessa altura estratégias de marketing extremamente
agressivas, sedutoras e também uma facilidade de crédito, tanto pelas empresas
industriais e de distribuição como pelo sistema financeiro. A industrialização
agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o processo
artesanal, com a industrialização houve um desenvolvimento, num modelo
económico liberal, que hoje leva ao consumismo alienado de produtos
industrializados.
Devido à sociedade criar padrões que se vão multiplicando
pela mesma, alcançando assim diferentes classes sociais, tanto as classes mais
baixas como as classes sociais mais altas, todas são influenciadas pelos cortes
de cabelo, roupa, sapatos, que são utilizados pelos icons da moda.
Com
o consumismo, as pessoas deixam de lado o que é necessário
adquirir pondo como prioridade coisas superficiais criando assim dividas e
contratempos que se não fossem impulsionadas pelo marketing e publicidade pensariam
duas vezes antes de as adquirirem. Mas é quase impossível não serem
influenciadas, devido a existirem diferentes estímulos que são exercidos nos compradores
para que exista maior consumo, estimulando o sentido visual, olfativo e
auditivo.
Sendo assim,
pode-se dividir o comportamento que um consumidor detém, em comportamento racional,
impulsivo e compulsivo.
O
comportamento racional é onde o consumidor sabe o que quer comprar e
compara preços, mas não deixa de ser influenciado pelas promoções e pela
publicidade. O comportamento impulsivo é o ato de comprar para
canalizar o stress sendo sempre influenciado pelos melhores preços sem ter
necessidade de comprar o produto. O comportamento compulsivo é onde há uma necessidade
extrema de comprar, mesmo que não tenha a necessidade de o adquirir.
Mas afinal vamos continuar a
ir atrás de uma sede de consumo abismal?
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