sábado, 23 de dezembro de 2017

Ensino e educação

“Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediatizados pelo mundo.”.
- Paulo Freire : Pedagogia do Oprimido

A diferença entre o ensino e a educação é algo que não está bem estabelecida na sociedade em que vivemos. O que interessa a muita gente é conseguir chegar o mais longe possível, e com isto pretende-se ser a pessoa que mais dinheiro ganha. A ideia de uma vida perfeita hoje em dia é uma vida onde o indivíduo tenha inúmeras posses, heranças ou excessivo dinheiro para gastar nas mais recentes e inovadoras tecnologias ou carros. Já não interessa tanto o saber da história, ter cultura ou ainda mais importante, saber-se ser boa pessoa e viver em comunidade. Com isto, nós seres humanos começamos a valorizar o ensino mais do que a educação, pensando que este nos levará mais longe e esquecemo-nos da sociedade em que vivemos e o desenvolvimento desta.
Apesar da relação que se estabelece entre o ensino e a educação, estes dois princípios são bastantes distintos. Para o primeiro tem, obrigatoriamente, de existir uma relação entre dois indivíduos (ou num mundo mais futurista, um indivíduo e um objeto que tenha a capacidade de ensinar), como Prof. M.e Hermes Honório da Costa refere na obra Currículo, poder e construção do sujeito, que o ensino está ligado directamente com o ato de ajudar a encontrar respostas, soluções e questionamentos relacionados com o conhecimento, curiosidade e desejo de saber.

 “(…) ensino tem um relacionamento direto com o ato de ajudar alguém a buscar respostas para perguntas e questionamentos relacionados à busca de conhecimento e à solução das curiosidades e do desejo de saber.” 
- Currículo, poder e construção do sujeito — Prof. M.e Hermes Honório da Costa

Ao contrário do primeiro, a educação está ligada à vivência de uma pessoa num meio cultural. Onde cada um aprende a viver em sociedade, aprende os valores históricos e culturais do meio onde vive e, com isto, os comportamentos “socialmente consagrados e aceitos” nessa comunidade, como o mesmo autor refere na sua tese. A educação de uma pessoa está diretamente relacionada à construção do próprio indivíduo, com isto, ligado à comunidade em que este mesmo vive pois aquilo que nós somos é submisso à sociedade onde estamos incorporados, das ideologias que nos englobam.

"Educação, sem fugir das questões relativas a ensino e a aprendizagem, trata também dos comportamentos socialmente consagrados e aceitos que, no seu conjunto, formam os valores culturais de uma sociedade."
- Currículo, poder e construção do sujeito — Prof. M.e Hermes Honório da Costa


O ensino está, maioritariamente, ligado às escolas, que acompanham uma pessoa nos anos cruciais do seu crescimento. Durante muitos anos, consideramos as escolas como um lugar segura, uma segunda casa onde aprendemos a errar e a duvidar de nós próprios ou a aprender e a aumentar a nossa confiança. Com isto, percebemos que a ligação entre o ensino e a educação não pode ser negada, num espaço que serve à educação de indivíduos,  é impossível ultrapassar regras e ideais históricos estabelecidos para que o funcionamento de tal sistema resulte e somando a isto, vai, obrigatoriamente, ser um lugar onde cada um irá crescer de modo físico, mas mais importante mentalmente. 
Ao ter consciência deste trabalho conjunto, podemos perceber que a educação, é algo crucial para a vivência numa comunidade, e com isto percebemos que é algo que não pode nem ser negado nem esquecido. A educação de uma pessoa é algo fundamental para a sua adaptação e vida no nosso Mundo, é o que nos leva a conseguir chegar a objetivos mais importantes que o dinheiro ou posses, é o que nos dá hipótese de nos relacionarmos uns com os outros e, de alguma forma, conhecer melhor o Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.