segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

O Poder e a Influência Pública

Em sua obra “A Ideologia Alemã”, Marx e Engels falam sobre como determinadas ideias que guiam uma sociedade não são nada mais do que a expressão das relações materiais de uma classe dominante colocadas em forma de ideias que servem para reafirmar o seu domínio nesta sociedade. 

Podemos ver este tipo de ideologia com clareza na nossa atual sociedade, através da política, leis e dos padrões de moral da sociedade, entre outras coisas. A ideologia que envolve estas áreas sempre representam e favorecem a classe dominante, e todas as outras classes acabam por ser julgadas e desvalorizadas baseado nestas ideologias, que são apenas uma forma encontrada pela classe dominante de manter seu poder sobre o resto da sociedade, se disfarçando de “pensamento moral”. 

Vemos muitas vezes ideias sendo disseminadas pela nossa sociedade, sendo seguidas e por vezes até defendidas pelas classes mais baixas apesar de na realidade serem ideias que os desfavorecem ou até os prejudicam. A posição de poder da classe dominante por si só já é um fator que por vezes convence as classes mais baixas de que essas ideias são as mais corretas e as únicas que devem ser seguidas, e por falta de conhecimentos políticos mais profundos acabam por aceitar sem argumentar. 

Atualmente, pela grande perda de credibilidade sofrida pelas figuras políticas principalmente nos últimos anos, vemos muitos partidos políticos utilizando da influência de outras figuras públicas, como famosos, para tentarem disseminar suas ideologias através destas pessoas, que geralmente são tidas como mais credíveis pela população por serem conhecidos apenas pelo seu papel na indústria do entretenimento. Este tipo de parceria apenas reafirma a influência das classes dominantes, que de uma forma ou de outra encontram meios de convencer a população de que independentemente da opinião de uma pessoa ou de outra,  a ideologia correta a ser seguida é a que eles os apresentam. 


- Karl Marx e Friedrich Engels (1932/ 1976) - A Ideologia Alemã, vol I. Lisboa: Presença, pp. 25-26.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.