quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ideologia de Marx

Segundo a ideologia de Marx, todas as ideias e conhecimento são transmitidos pelas classes sociais de poder, por estas terem o poder económico e capital, e estas ideologias regerem-se com base no interesse dos mesmos. A classe trabalhadora, era influenciada, então erradamente, a estabelecer as relações e vivencias das suas vidas com base em ideias que não a delas, sendo assim oprimidas. A este fenómeno Marx denomina de falsa consciência, pois as pessoas pensam que tem uma relação e papel na sociedade que pode não ser o delas, apenas o concretizam porque estes são os comportamentos e ideologias transmitidas pelas classes sociais do poder. A nossa consciência é moldada com base na sociedade em que estamos inseridos e não mas causas naturais das nossas próprias vivencias.
O conceito da falsa consciência fazia sentido para Marx como forma de explicar porque é que uma sociedade capitalista, na sua maioria (classe trabalhadora) aceitava ser desfavorecida.
Esta falsa ideologia abordada por Marx, era construída com base em lógicas imaginarias, para condicionar comportamentos e de certa forma controlar as classes inferiores ou minorias para que estas sigam certo comportamento. 
Isto era o caso do Apartheid, em que a classe “superior”, a branca, criava uma opressão tão acentuada na negra, que esta acreditava que os seus direitos e a sua forma de viver, os seus comportamentos e relações sociais era apenas para ser vividas daquela forma, por causa da sua cor.
O mesmo acontecia nos séculos em que as mulheres tinham um estatuto na sociedade muito baixo, sem direito ao voto, trabalho, remuneração, divórcio, proteção no caso de violência doméstica e tantos outros direitos por causa do seu sexo. A sua forma de vestir os seus comportamentos a forma de falar e pensar, era controlada por uma sociedade machista que para controlar esta “minoria”, implementou estes pensamentos e ideais para que conseguisse manipular o comportamento da mesma e as suas interações com a sociedade.
O certo, o errado, o bem, e o mal, são “falsos ideais” implementados nas sociedades de forma a controlar um determinado comportamento de um determinado grupo. E esta falsa consciência nunca foi abatida ou removida internamente, esta falsa consciência é removida do seu “poder” quando a dita minoria revolta-se e luta contra os falsos princípios estabelecidos pela classe de poder, e fazem com que estes sejam abolidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.