quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

My name is Khan - Recensão

O nome dele é Khan e ele não é um terrorista!

My name is Khan é um filme dirigido por Karan Johar e cujo papel principal é interpretado por Shahrukh Khan.

Rizwan Khan é um Indiano Muçulmano que sofre de Síndrome de Asperger cresceu com a sua mãe em Mumbai. Ele é diferente, ingênuo e apenas entende o sentido literal das palavras. No entanto é extremamente inteligente e talentoso e a forma como ele "vê" a vida segue apenas um principio: o mundo tem apenas dois tipos de pessoas. Pessoas boas que fazem coisas boas e pessoas más que fazem coisas más. A mãe de Rizwan morreu durante a sua juventude e a memória dela está sempre presente.
Depois de adulto e de se ter mudado para Los Angeles, ele apaixona-se pela Mandira que é cabeleireira e mãe solteira de Samee. Os dois casam-se e vivem uma vida feliz, mas apenas até aos atentatos de 11 de Setembro, quando começam a ser atacados por sua origem étnica e a ser vitimas de muito preconceito.

O filme funciona claramente melhor na primeira parte. É muito mais simples, leve e agradável. A segunda metade introduz a América pós-9/11 com todas as suas imagens perturbadoras de discriminação, ataques insensatos e assassinatos. A representação de Johar desta fase é feita de forma brilhante. Por um lado temos Rizwan que vai fazer de sua missão mostrar ao mundo a sua inocência de não ser um terrorista, e por outro lado, temos a sua esposa, Mandira, que procura justiça, depois de um incidente muito trágico (a morte do seu filho). Incidente pelo qual ela culpa Khan.

Durante a viagem de Khan pelos Estados Unidos da América, são apresentados vários episódios que engrandecem e recheiam o filme. A cinematografia é simplesmente incrível.

Apesar de não se tratar de um super filme nem de atores populares na cultura ocidental, é um filme muito bem realizado e que ataca problemas reais. Este filme marcou-me pois permitiu uma aproximação a uma realidade vivida por grande parte do mundo, onde sempre há preconceito, racismo, mas também pessoas boas que tentam fazer o possivel para um mundo melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.