sábado, 16 de dezembro de 2017

O papel da mulher em anúncios publicitários







 As duas imagens analisadas pertencem à marca Boticário, uma marca de cosméticos e perfumes fundada no Brasil. O público alvo fica de imediato revelado, o público feminino.

 Nestes dois anúncios, é perceptível a atribuição de poder à mulher o que faz com que haja uma atração visual do público alvo (que é o objetivo da marca , pois deseja que hajam sempre novos consumidores e vendas altas). A um primeiro olhar mais desatento, o que a marca quer passar com estas imagens e com as pequenas frases incluídas nas mesmas, é que a mulher é tão poderosa que terá “todo o mundo aos seus pés”. Na primeira imagem há uma relação óbvia com uma história popular de princesas da Disney - A Cinderela que perdeu o seu sapato de cristal - Passando assim uma mensagem, (não tão óbvia quanto a primeira) de que as mulheres querem ser vistas como belas ou princesas, que desejam encontrar o seu companheiro, (o príncipe encantado) assim podendo viver ou ter um “final feliz”.

 No que se refere à segunda imagem e ao slogan nela presente (“arrase sem precisar de brilho no vestido” e “você linda você na moda) pode se confirmar que a mensagem que é passada ao consumidor maioritariamente feminino é a de ser bonita, estar na moda e “brilhar” ou ser bem sucedida, se comprar aquele batom. Ora isto quer dizer que se cria uma necessidade artificial e de dependência do produto para que a mulher atinja a felicidade. Uma necessidade artificial, pois ao ler o slogan e ao observar o anúncio a mulher vai sentir que necessita de tal produto para que seja bela, o que na realidade não é uma necessidade mas sim uma “publicidade enganosa”, para que a mulher se sinta insegura e depois de comprar o produto se sinta confiante e bela. 

Neste ponto, podemos compreender várias mensagens que estas duas imagens dão ao público, logo no primeiro olhar : O poder, o sucesso,a beleza e uma vida feliz.

 Mas o que não é tão óbvio é que há uma mensagem desagradável, que é escondida pelas mensagens mais óbvias (as agradáveis) para que haja vendas e consumidores. Uma das mensagens desagradáveis mais forte é a de que a mulher é vista como alguém dependente de coisas, ou seja, a mulher terá que comprar aquele produto para que encontre o seu príncipe encantado, por exemplo (com base no primeiro anúncio a mulher é vista como alguém sonhador e de que o seu final feliz não só depende do seu “príncipe encantado” como também de comprar tal produto da marca Boticário, pois sem ele aquele sonho não se realizará) ; Através da segunda imagem podemos concluir que ​a mulher para ter sucesso e “brilhar” na vida terá que possuir aqueles produtos presentes na imagem 2. 

No fim de analisar estas duas imagens com algum pormenor, parece que a mulher é dependente de todas estas “coisas” referidas, para que tenha sucesso ou para que seja “bela” , dando a impressão de que não consegue fazer nada sozinha, ou seja, não é independente.

 Sendo assim, estes anúncios aparentam dar poder ao feminino mas não passam apenas de “publicidades enganosas” para que aquela marca tenha vendas e consumidores. Isto aplica-se a vários anúncios, (senão a todos, não com este “tema” mas com outros e com outras mensagens). 

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