O conceito de indústria cultural é o
termo que designa a produção de entretenimento que visa o lucro. O
sistema econômico assimila tudo o que está relacionado com a arte e
todas as manifestações artísticas são semelhantes, estão
padronizadas. O que parece novo, não o é, é a mesma coisa com uma
falsa aparência do novo.
Os filmes tem enredos semelhantes. A
música é um elemento indispensável, ela transmite uma mensagem,
que cria no espectador em misto de emoções, mas que também são
''construídas'' de maneira semelhante.
As músicas da Disney, por exemplo, em
que o público-alvo é infanto-juvenil, são rapidamente assimiladas,
tem letra de fácil aprendizado, ritmo simples e há uma mudança de
tonalidade a uma determinada altura, que dá um efeito crescendo, é
o clímax da emoção e consegue assim incutir no público a mensagem
pretendida.
Os espectadores passaram a ser apenas
consumidores. Já não têm poder crítico, não desenvolvem sua
consciência, dão-lhes o que é agradável e fazem com que se
identifiquem com o que vêem, e ouvem, e tenham o seu momento de
satisfação temporário.
O que poderia ser um meio de transmitir
conhecimento, desenvolver a capacidade crítica do espectador, na
verdade, é um meio de manipulação, de uma maneira muito subtil,
sem que ninguém, ou muito poucos, percebam e assim os seus hábitos,
suas idéias, seu modo de ver a realidade, são alterados, formatados
segundo a indústria cultural.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.