sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Indústria Cultural

O conceito de indústria cultural é o termo que designa a produção de entretenimento que visa o lucro. O sistema econômico assimila tudo o que está relacionado com a arte e todas as manifestações artísticas são semelhantes, estão padronizadas. O que parece novo, não o é, é a mesma coisa com uma falsa aparência do novo.
Os filmes tem enredos semelhantes. A música é um elemento indispensável, ela transmite uma mensagem, que cria no espectador em misto de emoções, mas que também são ''construídas'' de maneira semelhante.
As músicas da Disney, por exemplo, em que o público-alvo é infanto-juvenil, são rapidamente assimiladas, tem letra de fácil aprendizado, ritmo simples e há uma mudança de tonalidade a uma determinada altura, que dá um efeito crescendo, é o clímax da emoção e consegue assim incutir no público a mensagem pretendida.
Os espectadores passaram a ser apenas consumidores. Já não têm poder crítico, não desenvolvem sua consciência, dão-lhes o que é agradável e fazem com que se identifiquem com o que vêem, e ouvem, e tenham o seu momento de satisfação temporário.
O que poderia ser um meio de transmitir conhecimento, desenvolver a capacidade crítica do espectador, na verdade, é um meio de manipulação, de uma maneira muito subtil, sem que ninguém, ou muito poucos, percebam e assim os seus hábitos, suas idéias, seu modo de ver a realidade, são alterados, formatados segundo a indústria cultural.


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