terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O significado da Língua

  Segundo Saussure, a melhor forma de entender que a Língua é, de facto, imaterial, é comparando-a com uma partida de jogo de xadrez.

 A abstração surge então como condição sine qua non para o total entendimento desta relação metafórica. Isto é, aqui encontramos analogias entre a perspectiva da língua e o jogo de xadrez enquanto partida, e não enquanto objeto coisificado no conjunto tabuleiro e peças.
Surge então o valor da língua, que apenas existe porque há relações estabelecidas entre as partes. Logo, se num jogo de xadrez o cavalo branco for retirado do tabuleiro e como seu substituto for colocado um anel, a partida dar-se-á de igual forma; basta haver concordância entre os jogadores. O mesmo podemos afirmar sobre a Língua: os elementos que a constituem não têm valor nenhum em si, não fazendo sentido serem considerados isoladamente. 


  Assim, o tabuleiro de xadrez é o mundo, as peças são os fenómenos do Universo e as regras do jogo são as leis da natureza. Se não houvesse regras, de nada serviriam o tabuleiro e as peças. Ou seja, independentemente do valor do tabuleiro como objeto, são as peças que sobre ele adquirem valores numa dinâmica de movimentos previamente convencionados.
   Se considerarmos apenas a imagem de um pequeno cavalo branco de marfim (o aspecto material do signo), vemos que não existe nela nada de intrínseco que remeta para aquilo que reconhecemos como uma peça de xadrez. O conceito "peça de xadrez" resulta de uma relação contratualmente estabelecida pelos falantes da língua.
  Também no nosso dia-a-dia podemos encontrar diferentes exemplos de conceitos estabelecidos entre a sociedade em que vivemos: uma meia, tanto pode ser usada como uma peça de roupa como pode ser um fantoche, se assim o fizermos dela. Um peão, "todo o ser humano que se situa ou se desloca na via de domínio público ou privado" só se torna num ao circular na via pública porque o Código da Estrada assim o estabeleceu.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.