12 x 12
16 de Dezembro na Galeria Arte Graça
Foi no ano passado que me deparei pela primeira vez com esta iniciativa: 12x12.
Levada a cabo por ex-alunos da Faculdade de Belas-Artes, esta é uma exposição em que o principal objetivo é proporcionar uma experiência de “partilha e de confronto dos trabalhos” com o público e com os restantes artistas participantes.
Por ter a sua origem na Faculdade de Belas-Artes, sendo também maioritariamente divulgada aí, é natural que os participantes sejam na sua maioria alunos, ou ex-alunos da Faculdade, mas não havendo restrições a esse nível (sendo esta uma iniciativa que abre portas a todos os que tiverem interesse em participar), e em conversa com uma das responsáveis pela organização no dia 16, apercebi-me que desde a sua primeira edição em 2011, o número, não só de participantes, como de participantes de fora das Belas-Artes, tem vindo a crescer.
A única restrição que a 12x2 impões aos seus participantes é a questão do formato: 12cm x 12cm. Formato este que equivale ao tamanho de uma caixa tradicional de CD, fazendo destas o contentor de cada obra, ou seja, todas as obras expostas na exposição estão (ao em vez de emolduradas) em caixas de CD fixas na parede.
Tendo tomado conhecimento da exposição no ano passado quando, este ano, vi os cartazes da exposição nos corredores da faculdade, logo me informei para participar.
O facto de não haver restrição em relação à técnica que é usada cativou-me bastante, apercebendo-me, já na exposição, que as obras podiam ainda ter volume, desde que não excedessem as proporções de um cubo com 12cm de lado.
Gosto desta ideia de um evento que incentiva e abre portas aos artistas. Por ser estudante de Design de Comunicação e sentir, desta forma, que há lugar para que eu (e muitos outros) possa explorar outras áreas nas quais gosto muito de trabalhar, como o desenho, a ilustração e a pintura. Esta iniciativa deixa-me, de certa forma, mais segura e confiante em relação ao facto de querer alargar o meu trabalho desde o design a todas estas áreas e que, no fim, todas elas acabam por ser compatíveis e co-dependentes.
A edição deste ano teve lugar na Galeria Arte Graça, no dia 16 de Dezembro.
A Galeria Arte Graça é um espaço amplo com uma sala e um mezanino iluminadas pela grande porta e janela em vidro da fachada principal. As obras estavam dispostas numa larga faixa horizontal que acompanhava e cobria as paredes da galeria. As obras foram dispostas aparentemente de uma forma aleatória, segundo critérios estéticos definidos pela organização (e não por autor) permitindo que assim, que cada artista se sentisse livre de desenvolver trabalhos similares (como uma coleção) ou não (experimentando diferentes técnicas e abordagens).
Um dos aspetos que considero relevante salientar é o facto de as obras estarem à venda durante o período de exposição. E visto que a exposição tem apenas um dia de duração, e que os artistas são convidados a estar presentes, há uma relação e um espírito especial que se instala.
Entre os convidados, os organizadores da exposição e os artistas cria-se um ambiente de convívio que se torna não só importante, como diria eu, imprescindível para a vivência e concretização daquele que é o objetivo da 12x12.
Com isto quero dizer que, o facto de as obras poderem ser compradas, incentiva à curiosidade extra do observador que se torna comprador, tanto pela obra como pelo artista, procurando assim o dialogo sobre ou com os mesmos. Este foi um dos aspectos que mais me cativou nesta iniciativa.
Lá, no dia 16, tive oportunidade de ver a exposição e de ir conversando, tanto com membros da organização que se mostraram sempre muitos disponíveis, como com artistas participantes que já conhecia da faculdade, tendo tido oportunidade de conhecer melhor o seu trabalho, como com artistas que não conhecia.
Uma exposição e iniciativa que tem crescido todos os anos e que merece ser divulgada pela sua irreverência e altruísmo para com a comunidade dos artistas em Portugal.
Recensão
10218
10218
Site 12x12:


Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.