A beleza em relação ao corpo
feminino, é um conceito em constante mudança. Se no
Renascimento uma mulher bela deveria ter uma estrutura corporal
relativamente larga, hoje em dia seria considerada fora das medidas ideais da
nossa época. A publicidade das marcas de moda
e beleza são as
principais influenciadoras da sociedade atualmente. São elas as responsáveis por nos bombardearem diariamente com
imagens de corpos que dizem ser os “ideais”.
Um dos maiores problemas hoje em
dia que se prende com este ideal de beleza, são os distúrbios alimentares, como é o caso da anorexia e da
bulimia. São patologias que afetam sobretudo a população mais jovem. É durante a adolescência que o nosso corpo sofre as primeiras grandes modificações. Ao
começarmos a olhar mais para nós próprios e a ter um conhecimento maior sobre o
nosso corpo, começamos a reparar que não somos todos iguais e nem sempre temos
o corpo que é tido como
sendo o “ideal”. Ao notarmos estas
diferenças, muitas vezes começam a crescer inseguranças que podem levar ao
desenvolvimento dos distúrbios anteriormente mencionados.
Apesar de atualmente já existirem diversos movimentos que tentam
combater esta ideia de
que para uma mulher ser bonita tem de ser bastante magra, as marcas mais fortes
que governam a indústria da
moda, continuam a utilizar apenas modelos com as medidas e características
consideradas ideais. Ainda assim, já se começa a notar uma maior diversidade em relação aos tons de pele. Há cada vez mais modelos
africanas e de outras etnias, a conseguirem ter sucesso na indústria.
Mesmo assim, em França, devido ao
aumento dos casos de anorexia entre as modelos, foi definido um peso mínimo para estas poderem participar nos
desfiles da semana da moda de Paris. Esta é uma medida que deveria ser aplicada
internacionalmente, para combater esta doença que para além de ser difícil de
ultrapassar, pode deixar marcas para o resto da vida.
A marca pioneira em combater este
estigma ligado aos corpos perfeitos, foi a Dove. A marca de produtos de higiene
pessoal, foi a primeira a lançar
uma campanha em que apresentava mulheres reais com corpos de tamanhos
diferentes e com tons de pele variados.
Valoriza acima de tudo a verdadeira beleza natural da mulher.
Embora já haja marcas como a Dove que investem em publicidade que passe uma imagem "real" da Mulher, a indústria da moda continua a ter um grande peso ao nível dos ideais que passa ao público consumidor.
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