terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A Comunicação

A Comunicação


Ferdinand Saussure elaborou o conceito de signo na área da línguistica, sendo este conceito baseado no significante e significado. Esta teoria funciona em torno de comunicação, sendo que, para que isso aconteça tem de ser entendida por ambos os lados que estão a comunicar. Entra aí o sgnificante e o significado, sendo estes uma palavra aleatória (significante), à qual se associa uma ideia (significado) e para existir comunicação esta simbiose entre ideia e palavra tem de ser conhecida por todas as pessoas que querem entrar nesta comunicação.

Assim comunicação é o ínicio da criação de tribos ou grupos de pessoas, pois sendo ela própria algo que necessita de interligações, assim também as vai criar em quem a exerce. E é a partir daqui que cultura parte, com esta forma de passar uma ideia de um humano para o outro, que para Saussure se baseia em algo totalmente arbitrariedade, como escreve num dos seus príncipios fundamentais da língua, o princípio da arbitrariedade. Este príncipio de Sausure apresenta que não existe qualquer sentido na ligação entre o significante com o significado, demonstrando que por apenas trocar a palavra significante por outra aleatóriamente, não muda o resultado final da comunicação.

Querendo explorar mais a comunicação, podemos acrescentar outras variáveis neste processo de transmitir ideias, sendo estas as experiências culturais de quem comunica, tanto as do orador como das do destinatário. Para este efeito existe a obra "The Death of the Author" de Roland Barthes, que se centra em atacar a ideia que um autor de um livro é o centro do seu trabalho. Depois da morte do autor, Barthes diz que o trabalho deixado para trás pelo mesmo passa a ser algo que é moldado pelo que já não existe. Assim Barthes declara que após o livro ser publicado a sua ligação com o autor deve ser totalmente extinguida, deixando o leitor focar-se na escrita e não na mão por de trás da caneta. Esta ideia passa por ser extrema, pois se o leitor ler o livro só pelo significante e significado e as suas próprias experiências, embora permita o leitor criar as suas próprias ideias em relação ao que o autor escreveu, transforma-se nisso mesmo, novas ideias. Para manter uma comunicação é sempre preciso todas as variáveis que moldam essa comunicação, pois com o desaparecimento de apenas uma delas todo o significado que se pretende transmitir transforma-se, perdido na tradução de uma ideia para outra.


Saussure, Ferdinand. Curso de Línguistica Geral
Barthes, Roland. The Death of the Author

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.