No início do século XX, em plena época do auge das vanguardas europeias surge Un Chien Andalou, ou em português Um Cão Andaluz, uma colaboração artística entre Luis Buñuel e Salvador Dalí, dois grandes nomes do movimento surrealista. Estes dois artistas fizeram parte do movimento surrealista em Espanha que influenciou a arte do país, sendo este filme um exemplo disso mesmo. Salvador Dali desenhava imagens com significados sociais e simbólicos. As habilidades de Buñuel como um surrealista foram aqui demonstradas pela primeira vez, considerando-se assim esta obra uma introdução aos seus trabalhos mais maduros cuja utilização de imagens bizarra começara aqui, e se tornariam mais abstratas uma vez que o artista começou a dominar seu ofício.
"Give me two hours a day of activity, and I'll take the other 22 in dreams -- provided I can remember them." - Luis Buñuel
Sonhos eram aquilo de onde surgiam os filmes de Buñuel, e este sendo o seu primeiro não foi excepção, de uma conversa com Dalí sobre os seus sonhos mais recentes surgiu a ideia para esta curta. A partir de uma lógica dos sonhos, existe uma anulação da linearidade narrativa, esta que vem quebrar o realismo. Nem o próprio nome ("Um Cão Andaluz"), nem a própria ação no filme, nem a relação entre estes foi escolhido e desenvolvido com o intuito de fazer sentido.
É considerado um dos filmes surrealistas mais conceituados, isto porque foi realizado na esperança de chocar a sociedade da altura, o objetivo não era satisfazer o espetador mas sim aliená-lo. Isto deu-se numa sociedade bastante diferente da sociedade atual, mais conservadora onde a igreja tinha um grande peso e presença na vida das pessoas, assim este filme fora considerado "nojento" e de terror, e onde se procurou relação com significados religiosos de modo a racionalizá-lo. Esta tentativa de racionalizar, é algo natural do ser humano, que ainda hoje, mesmo com todo o acrescento de conhecimento que temos sobre o filme, é nos quase impossível não tentar relacionar as ações umas com as outras, de modo a formar uma sequência narrativa. Daí existirem tantas interpretações sobre este filme, mas todas elas estavam ligadas
a valores modernos, enquanto que a solução era o inconsciente.
O objetivo dos autores é esse mesmo, uma colagem de várias cenas, estas que não levão a nenhuma ideia ou relação com uma explicação racional, mas sim uma abertura para o irracional, cenas sem explicação. Assim ao visualizar este filme conseguimos entender a forma como estamos formatados a interpretar e realizar outros filmes, procurando significado e relação mesmo quando estes não existem. A melhor maneira de descrever esta curta, seria apresentar todas as cenas que esta contêm.
No entanto, a imagem de Un Chien Andalou que ficou imortalizada e à qual se associa logo, é a do corte do olho de cabra. E ao tentar relacionar esta imagem com algum significado consciente, o olho passou a ser um elemento de fascínio bastante utilizado e significativo no cinema. A sua influência para o mundo do cinema foi significativa, conseguiu a partir de uma representação impulsiva e simbólica das personagens, mostrar que o poder de provocar é tão ou mais importante que a própria representação, a argumentação, a narrativa e diálogo.
Un Chien Andalou, com todas as suas características é muito mais que um filme, uma experiência sensacional, a partir de toda a sua descontração narrativa, cenas desconcertantes e chocantes, que fazem com que o espetador esteja em constante exercício metal ou em estado apenas de apreciação. Uma curta-metragem, que é intemporal, um marco no mundo do cinema bem como uma revolta, que muitos mais tarde vêm estabelecer e seguir.


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