Roland
Barthes foi um escritor, crítico literário,
sociólogo e professor de retórica clássica na Universidade de Sorbornne em
Paris, nascido em 1915 dedicou parte dos seus estudos à linguística de
Ferdinand Saussure. Aplica todos os seus princípios na descrição e na
análise de todos os objetos da sociedade, denominando esta análise de
semiologia.
A criação do Citroen DS em 1955, funciona como mote a uma das suas
famosas crónicas, “O novo Citroen”, introduzido no seu livro “Mitologias” que é
uma compilação de diversas narrativas sobre a sociedade.
Barthes coloca uma grande interrogação as ideologias chaves da sociedade
de 50, uma sociedade marcada pela pequena-burguesia, que fazia com que
existisse um elevado interesse por parte da sociedade em determinados objetos,
um deles os automóveis.
A comparação entre uma grande catedral gótica e o automóvel vem ao
encontro da sua critica a sociedade no ponto em que a construção do carro tem a
simples função de cativar pela sua forma e grandeza, tal e qual a construção
megalómana das catedrais góticas.
A criação deste novo Citroen é acompanhada pela inovação na construção
automóvel, marcado por um maior aerodinamismo e uma nova técnica de soldar as
componentes estéticas do automóvel. Tudo isto ligado a um aumento de velocidade
e de potência derivada pela inovação tecnológica.
Dito isto, a mudança com o aparecimento deste novo Citroen vem dar uma
nova dinâmica ao automóvel, separando-o apenas da velocidade e juntando-o a uma
nova experiência ligada à condução.
A título de contextualização e para finalizar a abordagem deste tema,
França estava mergulhada numa recuperação económica e social de dois
pós-guerras, que tiveram um grande impacto a nível de destruição de indústrias
e da sociedade. Agravando ainda mais a situação, França estava a contas com
diversos conflitos derivados da descolonização de países como Costa do Marfim e
Argélia. Assim dito, o aparecimento deste automóvel tem como papel a
reafirmação da indústria francesa.
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