terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Semiótica da cozinha

A semiótica é um tema bastante importante na arte pois é o que nos leva a compreender o que vemos e ouvimos, o que a torna um tema também bastante explorado por diversos artistas.
Em 1975 Martha Rosler criou uma performance satírica em video intitulada “Semiótica da Cozinha”.  A artista assume o papel de uma dona de casa dos anos 60 num ambiente de cozinha, usando um avental e rodeada de pequenos e grande utensílios de cozinha, desde um frigorífico a um quebra-nozes. Percorre o alfabeto linearmente enunciando um objeto que comece com cada uma das letras, quando vocaliza cada nome sugere um movimento em seco da ação de usar esse objeto mas de forma muito pontuada, agressiva e desajeitada para demonstrar a sua frustração e opressão - metáfora para a opressão da mulher em casa, nas tarefas domesticas e em especial na cozinha. Martha Rosler disse da própria obra: 

"I was concerned with something like the notion of 'language speaking the subject,' and with the transformation of the woman herself into a sign in a system of signs that represent a system of food production, a system of harnessed subjectivity."

Esta obra fez-me refletir quanto aos padrões, ainda hoje em dia, instaurados na sociedade. Talvez por marcos históricos que todos ainda temos presentes, pois estes paradigmas estão em processo de grande revolução e já é considerado um ultraje referir-se à mulher sob estes preconceitos, na maioria das culturas. Todavia, ainda não há dissociação destes significados para estes significantes. Ao acaso de visualização desta performance, o tema não conseguiria ser mais atual. A igualdade de género foi um grande tema em 2017, sem sinais de estar a abrandar na sua importância, o que se pode verificar com a campanha que explodiu no início deste ano em Hollywood - Time's up - sobre a igualdade de género e a luta contra o silêncio de abuso e maus tratos.


Com o que refere no comentário em cima é fácil entender a sua performance. Tendo em conta os preconceitos e estereótipos dos anos 60 em relação à mulher, a própria torna-se num Signo com devido Significado e Significante, segundo a teoria de Saussure. 

Um signo é uma representação de algo, não sendo a coisa em si. Neste caso, a mulher é o signo que representa, segundo Rosler um "sistema de preparação de comida" - o significado. O representante é, portanto, a manifestação produzida pelo signo, ou seja a imagem do vídeo. 

Nesta relação significado/ significante, que fazem parte da composição do signo, é importante referir a sua arbitrariedade e a linearidade do significante, os dois princípios fundamentais enunciados por Saussure. Uma das preocupações referida na citação da artista é a transmissão de significado, pois o significado que damos a cada signo é de carácter totalmente arbitrário, surge de convenções sociais e culturais, geográficas, políticas, etc. Como a multiplicidade de palavras que existem em várias línguas para referir o mesmo objeto. Quanto à linearidade do significado, por princípio da condição humana somos obrigados a associar sempre um significante a um significado, não podem existir signos sem significado. Ultrapassar esta linearidade seria ultrapassar a caracterização do ser humano.

Mariana Baião Santos 10240

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